domingo, 15 de março de 2015

Cuidado para não ser conduzido pela serpente!




A você que esta indo ou foi as manifestações dos últimos tempos, a favor ou contra sei lá o que,  gostaria de fazer uma observação ou melhor uma sugestão. 

Vejo as manifestações e não consigo entender o real motivo das mesmas, mas se os motivos publicados são os reais acredito que estamos errando o foco. 

Independente das falcatruas atuais da Eva ou das do passado do Adão, não deveríamos focar na serpente?

Como convivo num mundo mais técnico normalmente me preocupo mais com o conceito do que com as pontualidades. A qualidade total nos trouxe a máxima: “Não culpe as pessoas, culpe o sistema”. Gosto muito dessa máxima e vejo-a cair como uma roupa para o momento político.

Popularmente esse princípio diz que se ficarmos batendo nas pessoas pra que elas façam a coisa correta, elas a farão. Porém se paramos de cobrar ou se trocarmos as pessoas  o problema retornará uma vez que tudo foi baseado nas pessoas. A proposta é corrigir o sistema de forma a não permitir mais que as pessoas possam errar. Algo parecido com o “Porque o cachorro entra na igreja?”.

Considere os três poderes e pense o que você realmente quer mudar?

Reclamamos de corrupção e todos os dias ouço que nunca se roubou tanto nesse país. Eu desconheço alguma estatística sobre isso. Existe um DataRoubo? Rouba-se, hoje, mais do que quando os Portugueses saquearam as riquezas naturais do país? E me pergunto será que estamos realmente atacando a causa? Será que estamos fechando a porta da igreja ou será que estamos sendo manobrados por Adão e Eva ou pior ainda pela Serpente? 

No Brasil temos milhares de processos que demoram anos e anos para serem julgados por um judiciário lento e nem tanto honesto (veja caso Eike, você quer acabar com o juiz que anda de carro importado do réu, ou ainda com os Lalaus que ainda devem existir por traz das togas?). Más a resposta do judiciário é sempre a mesma, a lei (criada pelo legislativo) é complexa e não conseguimos novos juízes, pois o ensino (administrado pelo executivo) é ruim. Ou seja, o judiciário não tem culpa.

Se formos verificar porque ninguém faz nada pela saúde ou pela educação ficamos mais malucos ainda. Se a obrigação é do governo federal ele vai dizer que fez o repasse, se é do governo estadual vai dizer que a verba que recebe é pouca, se é do municipal piorou. Ou seja, a cadeia de arrecadação e distribuição faz com que o dinheiro ande, ande e suma no meio do caminho. Os governos não se fiscalizam e ainda repassam a responsabilidade a terceiros (Abastecimento de água, Telefonias, Transportes, etc.)  criando agencias ridículas que a única coisa que fazem é de vez em quando  multar uma empresa aqui outra ali. Pergunto: Você já recebeu algum valor dessas multas? Pra onde vai esse dinheiro? Aquele que é lesado fica vendo o governo/agencias arrecadar mais e continua chupando o dedo. Não era melhor deixar o judiciário cuidar disso?  O judiciário...

E assim vamos elegendo vereadores, deputados e senadores na esperança que esses criem mais leis para o bem do povo. Poxa mais já não temos um “mundarel”  de leis que o judiciário não consegue julgar? Pra que precisamos de legislativo? Pra fazer CPI? CPI para julgar? Mas julgar não era função do Judiciário? O que esse povo faz nas câmaras, assembleias e senado? Ficam definindo o próprio salário? Pô no mundo o salário é definido pelo mercado, e se o mercado é o povo porque não ganham baseado na mesma regra que nós?
E assim ficamos com um bando que fazem as leis pra dificultar o judiciário na avaliação do que o executivo faz. 
Ou seja, ou fechamos a porta ou então viveremos na rua fazendo manifestações a favor ou contra o que nem sabemos o que é.
Que tal fazer um Kaizen para tentar resolver onde atacar?
Eu já fiz o meu e tenho algumas propostas pra brigar nas próximas manifestações:

- Simplificação do judiciário
O Judiciário que condenou o mensalão é o mesmo que diz que o Maluf e o Collor não têm culpa. E se o Collor não teve culpa, porque o Legislativo o tirou do poder sem esperar pela conclusão do Judiciário? Porque foi tão rápido? Porque pessoas esperam a vida toda por uma resposta do judiciário que não vem?

- Arrecadação no município com repasse para o estado e para o governo federal.
Que o município arrecade os impostos, em um sistema simplificado, repassando ao Estado que faz o repasse ao Governo Federal. Que o Governo federal fiscalize os estados que fiscalizaram os municípios.
Quanto do seu imposto fica com o município, com o estado e com o governo federal? Você sabe? De quem deveremos cobrar? Vamos acabar com os repasses de cima pra baixo, esses devem existir apenas para que o governo cumpra com uma de suas obrigações primarias que é a distribuição de renda. 
Que os municípios sejam responsáveis por tudo que for de uso direto ao cidadão.  

- Atrelar cargos públicos ao salário mínimo.
Que o salário dos colaboradores e controladores dos três poderes seja definido em numero de salários mínimos. Dessa forma não seria necessário aprovar salario de ninguém bastava determinar o novo mínimo e estaria tudo resolvido.

- A pessoa não pode ser eleita mais de duas vezes seguidas. Um partido não pode ser eleito mais do que três vezes seguidas.
Se todo mundo reclama que o PT esta no poder a 16 anos, que o PSDB esta a muito mais no estado de SP, porque não limitar a reeleição de um determinado partido? Porque não proibir que uma pessoa que já governou  não governe por anos e anos seguidos? E o modelo seria aplicado a todos os níveis do Executivo, do Legislativo e também para o Judiciário. Ninguém mais seria eterno, nem partido nem político. 

-  Por um legislativo que simplifique a lei.
Que o legislativo deixe de fazer a função de outros poderes e passe a focar no principal, criar leis com mais simples e que não sejam recheadas de brechas jurídicas que arrastam processos por anos e anos. Por uma definição clara de quem legisla sobre o que, de quem é a responsabilidade? Do vereador? Do Deputado Estadual, federal? Senador?  Sobra tempo em todas as esferas mas não há tempo para as reformas e leis realmente necessárias. Vamos deixar de lado o dia do Corinthians e os nomes das praças e das ruas. Deixe a população escolher qual o nome quer para suas áreas. Vão-se os mandatos e nada é feito de importante e ficamos com um monte de lei aguardando uma lei complementar que nunca é votada. Vamos por esse povo pra trabalhar, e que sejam todos os dias da semana com uma carga mínima. E que se o numero de faltas seja maior que um mínimo estipulado esses possam ser despedidos por justa causa. Vamos definir um PLR para o político baseado na produtividade. 

- Por uma reforma política que acabe com as doações para campanha.
Porque as campanhas políticas não são iguais, realizadas com a mesma verba? De uma forma ou de outra pagamos a conta no final, então porque não assumimos o custo das campanhas? Se quiserem negociar, que negociem com a população.

Sei que minhas propostas parecem Utópicas, mas como já dissemos no passado em letra da Subtotal,  continuo otimista pelo prazer a utopia.

Dráusio

Nenhum comentário: